AME 2012

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NOVAS PARCERIAS PARA UM TRABALHO DE SUCESSO E RESPONSABILIDADE SOCIO AMBIENTAL

29 de novembro de 2011

UMA ESCOLA BILINGUE.

O bilinguismo propõe que o surdo comunique-se fluentemente na sua língua materna (LIBRAS) e na língua oficial de seu país( PORTUGUESA).  O desenvolvimento cognitivo, afetivo, sócio-cultural e acadêmico das crianças surdas não depende necessariamente de audição, mas sim do desenvolvimento espontâneo da sua língua.
A língua de sinais propicia o desenvolvimento linguístico e cognitivo da pessoa  surda, facilitando o processo de aprendizagem  apoiando na leitura e compreensão.





Em síntese, a integração plena da pessoa surda passa, necessariamente, pela garantia de convívio em um espaço, onde não haja repressão de sua condição de surdo, onde possa expressar-se da maneira que mais lhe satisfaça, mantendo situações prazerosas de comunicação e de aprendizagem. Para Vygotsky (1989), “a trajetória principal do desenvolvimento psicológico da criança é uma trajetória de progressiva individualização, ou seja, é um processo que se origina nas relações sociais, interpessoais e se transforma.